Motoristas jogados nos asfalto, atrás da mureta da pista. Crianças deitadas no chão de carros. Policiais usando veículos como escudo. Cenas de desespero em meio a tiroteios próximos à Linha Amarela se repetiram nesta quinta-feira (1º) pelo segundo dia seguido, como mostram vídeos gravados quem passava pelo local .
De novo, criminosos e PMs trocaram tiros na Cidade de Deus e a segunda vias expressas mais movimentada do Rio foi interditada por cerca de 50 minutos.

Violência na Linha Amarela preocupa motoristas e moradores
“Polícia correndo aí, galera”, diz um motorista em um dos vídeos, deitado no asfalto e filmando a passagem de um PM correndo, com fuzil na mão. “Tá brabo”, acrescenta.
Uma motorista grava durante engarrafamento causado pelo tiroteio. “Mandei já minha filha deitar no chão do carro. E que Deus nos proteja.”
Outro vídeo mostra passageiros descendo de um ônibus. “Tava agora um cara lá dando tiro ali”, narra um homem.
Confrontos na Cidade de Deus
O policiamento está reforçado na região desde quarta-feira (31), quando três suspeitos morreram em confronto com a polícia na Cidade de Deus. Um deles era Rodolfo Pereira da Silva, conhecido como Rodolfinho, apontado como um dos chefes do tráfico de drogas na região.
Na manhã desta quinta-feira, policiais militares fizeram uma operação na Cidade de Deus após o ataque de criminosos que atiraram contra um carro da PM que fazia manobra na Linha Amarela durante o reforço no policiamento da via.
Segundo a PM, os policiais foram obrigados a voltar a interromper o trânsito nos dois sentidos da Linha Amarela pouco antes das 8h. A liberação foi às 8h50.
Nesta quarta-feira, a Linha Amarela foi interditada três vezes por causa dos confrontos. No fim da manhã, a via expressa ficou fechada por duas horas nos dois sentidos. Em poucos minutos, centenas de carros e ônibus acabaram encurralados nas pistas.
Em pânico, alguns motoristas abandonaram os carros e saíram correndo. Um reboque teve que retirar os veículos da pista após a liberação da via. Outras pessoas se abaixaram na pista para se proteger, e alguns carros chegaram a voltar pela contramão.
Mais de 40 tiroteios em janeiro
O mês de janeiro chega ao fim com números assustadores sobre a violência no Rio de Janeiro. Só neste mês, o estado registrou 500 tiroteios. A Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, foi a área mais violenta: 41 confrontos. A estatística é do aplicativo Onde Tem Tiroteio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/c/X/3XQA2rSK6uDbxw7miLNw/linha-amarela-cidade-de-deus.png)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/X/F/zsiyT1R5C2WOmLsqWXcA/policia-tiroteio-linha-amarela.jpg)