Com objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, evento gratuito acontece no dia 23 de novembro com oferecimento de brindes para os primeiros mil inscritos
Estão abertas as inscrições para a Caminhada pela Paz que é uma ação promovida pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A marcha objetiva marcar presença na Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e também visa o encerramento da Conferência Internacional da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ). A inscrição é gratuita e a caminhada é aberta para toda a comunidade de Goiânia e região metropolitana de todas as idades.
Os interessados em participar da Caminhada pela Paz, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), podem fazer as inscrições pelo site www.abmcj.ong.br. A caminhada acontecerá no dia 23 de novembro (sábado), a partir das 7h30, com percurso de 2,5 km e saída da Praça Cívica. O percurso passará pela Rua Gercina Borges, Avenida Assis Chateaubriand, Rua 3, Rua 4, Rua 29, Alameda dos Buritis, com término no Bosque dos Buritis (Monumento à Paz).
Ao final da caminhada, no Bosque dos Buritis, as participantes darão um abraço simbólico envolvendo o lago e o Monumento à Paz, em seguia terão atividades culturais com atração musical. Os primeiros mil inscritos terão direito a uma camiseta branca com estampa criada por uma artista goiana. A entrega das camisetas será feita com a apresentação do comprovante de inscrição, conforme a chegada dos participantes.
Goiás tem a quinta maior taxa de homicídio de mulheres
A Caminhada pela Paz é uma ação com objetivo de conscientizar e levar às pessoas a reflexão da importância de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres. De acordo com os organizadores, é feito uma mobilização educativa que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres.
Segundo o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), o Estado de Goiás teve a quinta maior taxa de homicídio de mulheres no ano de 2017. Segundo o documento, o índice corresponde a 7,6 mulheres assassinadas a cada grupo de 100 mil pessoas do sexo feminino.
O estudo mostra que Goiás registrou 256 homicídios de mulheres, resultando em um aumento de 84,2% em dez anos. Goiás foi o único Estado fora das regiões Norte/Nordeste no topo do ranking, ficando atrás apenas de Roraima (10,6), Acre (8,3), Rio Grande do Norte (8,3) e Ceará (8,1).
Da Redação do Click News, com Secom de Goiânia