Residência de 64 metros quadrados de construção conta com janelas revestidas por bijuterias e outros acessórios que tinham sido jogados no lixo
Um casal de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, construiu a própria casa com pneus que foram abandonados pela cidade. A residência tem 64 metros quadrados de construção e conta com janelas revestidas por bijuterias e outros acessórios que tinham sido jogados no lixo.
A obra da casa, executada pelo casal Sandra e Lídio Silva, começou em julho de 2018 e foi concluída em novembro deste ano. Além de feita com objetos encontrados, a casa também conta com cerca de mil unidades de pneus que foram doados por pessoas que iam descartá-los.
Segundo Lídio, no interior da casa, é possível perceber uma estrutura de concreto e ferro armado para garantir a segurança e a sustentabilidade da cobertura. “Para evitar o acúmulo de água da chuva e a proliferação do mosquito da dengue, os pneus foram cortados e preenchidos com terra”, diz ao manter a preocupação com meio ambiente.
A decisão do casal em construir a própria casa utilizando objetos abandonados partiu na necessidade de reaproveitamento de materiais urbanos, além de trazer benefícios para o meio ambiente e gerar economia. “Estamos dando exemplo de preservação da natureza, além de economizar na construção”, conta Sandra.
Os construtores se denominam ecologicamente correto por usar os materiais de baixo custo, considerando que pneus descartados irregularmente geram grande volume de descarte e podem prejudicar o ecossistema, já que esses produtos têm uma vida útil média de 60 mil anos.
Por Redação do Click News, com G1 GO