ClickNews
  • HOME
  • GERAL
  • CIDADES
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
  • JUSTIÇA
  • BRASIL
  • MUNDO
  • ESPORTE
  • ARTIGOS
  • POLÍCIA
  • SAÚDE
Home
Cidades

Aparecida intensifica combate ao descarte irregular de resíduos

João
10 de julho de 2026 às 15:29
Compartilhar:
Aparecida intensifica combate ao descarte irregular de resíduos

Fotos: Divulgação SECOM Aparecida

Força-tarefa da Semma e GCM registra seis apreensões em 24 horas

Fiscalização ambiental reforçada

Por determinação do prefeito Leandro Vilela, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou as ações de fiscalização contra o descarte irregular de entulhos e resíduos. A operação integrada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Guarda Civil Municipal (GCM) resultou em seis apreensões em pouco mais de 24 horas, evidenciando o compromisso da gestão com a preservação ambiental, a limpeza urbana e a qualidade de vida da população.

As ações envolveram patrulhamento preventivo, monitoramento de áreas críticas, fiscalização de veículos e vistorias em empreendimentos ligados ao setor de reciclagem. Os responsáveis foram autuados e os veículos apreendidos conforme a legislação vigente.

Operações no Vale do Sol e Parque Trindade

Na região do Vale do Sol, dois caminhões caçamba foram flagrados transportando resíduos da construção civil sem o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), documento obrigatório para a atividade. Os veículos foram apreendidos e encaminhados ao pátio da SMTA.

Ainda no Vale do Sol, uma empresa de reciclagem e processamento de plásticos foi interditada após constatação de irregularidades ambientais. A operação contou com apoio da GCM para garantir segurança aos fiscais.

Na manhã desta sexta-feira (10), equipes da GCM flagraram um caminhão descartando clandestinamente resíduos da construção civil na região do Parque Trindade, próximo à Avenida Bela Vista. O veículo foi apreendido e o responsável autuado.

Outras ocorrências

No Setor Residencial Norte Sul, um homem foi flagrado descartando entulho em área proibida utilizando um veículo de passeio com carretinha. O automóvel, a carretinha e o material foram apreendidos.

As equipes também intensificaram o monitoramento em áreas historicamente utilizadas para descarte irregular, como Jardim Belo Horizonte, Buriti Sereno e Jardim dos Ipês, além de pontos críticos no Jardim Tropical, Madre Germana, Vila Delfiore, Garavelo, Goiânia Park Sul e Vale do Sol.

Declarações das autoridades

O prefeito Leandro Vilela destacou: “Estamos reforçando a fiscalização porque o descarte clandestino prejudica o meio ambiente, compromete a limpeza da cidade e gera custos para toda a população. Quem insistir em cometer esse tipo de infração será identificado, autuado e responderá na forma da lei.”

O comandante da GCM, inspetor Milton Sobral, afirmou: “A GCM atua diuturnamente em apoio aos órgãos fiscalizadores, contribuindo para a ordem pública, a proteção ambiental e a qualidade de vida da população aparecidense. Estamos ampliando o monitoramento e o patrulhamento nos pontos críticos da cidade e atuando de forma integrada com a Semma para combater o descarte irregular. A Guarda está de olho. Descarte irregular é crime e gera responsabilização.”

A secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, reforçou: “A fiscalização está mais presente e continuará sendo intensificada. Nosso objetivo é conscientizar, mas também responsabilizar quem insiste em descartar resíduos em locais proibidos. A cidade dispõe de regras e também de um ponto de coleta, além de mecanismos para a destinação correta desses materiais e não vamos tolerar práticas que prejudiquem o meio ambiente e a população.”

Penalidades e canais de denúncia

O descarte irregular de resíduos é infração ambiental passível de multas que variam entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, além da apreensão de veículos e outras sanções previstas em lei. Todos os veículos apreendidos permanecem recolhidos nos pátios da Semma e da SMTA e só serão liberados após o pagamento das multas e cumprimento das exigências administrativas.

A população pode denunciar casos de descarte irregular pelo Disk Denúncia da Semma, via WhatsApp (62) 98459-1661, ou pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal.

ClickNews

O portal de notícias mais completo de Goiás. Informação de qualidade com credibilidade, 24 horas por dia.

Navegue no Site

  • Geral
  • Cidades
  • Economia
  • Política
  • Justiça
  • Brasil
  • Mundo
  • Esporte
  • Artigos
  • Polícia
  • Saúde

Institucional

  • Sobre Nós
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Privacidade
  • Termos de Uso

Fale Conosco

  • E-mailcontato@clicknews.net.br
  • Telefone(62) 3212-3434
© 2026 ClickNews V3.0 - Desenvolvido e editado por Agência Hoover.
TermosPrivacidade

Continue Lendo

Pioneiro de Aragoiânia falece aos 84, vítima de ataque de enxame de abelhas

Pioneiro de Aragoiânia falece aos 84, vítima de ataque de enxame de abelhas

UBTech lança U1: o primeiro humanoide ultrarrealista comercializado para companhia emocional

UBTech lança U1: o primeiro humanoide ultrarrealista comercializado para companhia emocional

Estudo científico avalia uso de geoengenharia solar para conter impactos de Super El Niño em formação

Estudo científico avalia uso de geoengenharia solar para conter impactos de Super El Niño em formação

Anterior
0

Homem é preso por feminicídio após matar esposa e deixar mensagem para o filho em SP

Próxima
0

Ibovespa dispara 3% e atinge máxima diária após IPCA de junho surpreender com deflação

Publicidade[ BANNER VERTICAL ]
(300x600)