Educa Mais Goiânia define diretrizes para ampliar vagas, modernizar a rede e elevar resultados com monitoramento, transparência e gestão técnica
O prefeito Sandro Mabel apresentou nesta terça-feira (4/8) o Educa Mais Goiânia, programa que reúne 93 metas e orientações para a educação municipal até 2028. Estruturado em três eixos estratégicos, o compromisso público reúne ações que devem ser executadas ao longo da gestão para ampliar vagas, melhorar a aprendizagem, expandir a educação integral, fortalecer a inclusão e modernizar a rede municipal de ensino.
Plano foi construído com o Centro Lemann
A iniciativa foi elaborada em parceria com o Centro Lemann, organização que atua em 25 estados com foco no desenvolvimento integral dos estudantes. Entre os objetivos anunciados estão a ampliação do atendimento em creches e pré-escolas, a garantia de alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental, a expansão de salas de aula e da educação integral, a universalização da internet nas escolas e a elevação dos índices do Ideb até 2028.
No lançamento, realizado no Teatro da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Goiás, Mabel afirmou que o conjunto de metas representa uma administração mais técnica. “Nós não temos medo de nos impor. Metas são o que buscamos todos os dias, e o vento nunca sopra a favor de quem não sabe aonde quer ir. A secretária de Educação vai correr atrás de cumpri-las e eu vou fornecer recursos e condições. São metas que buscam uma excelência na Educação. Sem objetivos claros, você não melhora.”
Secretaria terá papel de coordenação
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, afirmou que a SME ficará responsável por coordenar, orientar e acompanhar a execução dos compromissos assumidos, transformando as diretrizes em medidas concretas. “Com metas claras, monitoramento periódico, transparência, prestação de contas, os resultados poderão orientar decisões pedagógicas, administrativas e orçamentárias. Não estamos anunciando aquilo que pretendemos fazer, estamos tornando público aquilo pelo qual queremos ser reconhecidos e responsabilizados.”
Ela acrescentou que nenhuma criança pode ser reduzida a um número em planilhas e que o trabalho da rede precisa alcançar cada estudante individualmente. “Nenhum estudante pode permanecer invisível dentro da sala de aula. Nenhuma unidade educacional pode enfrentar sozinha os desafios de seu território. Quando afirmamos que nenhuma criança será deixada para trás, estamos assumindo o dever de buscar, acompanhar, acolher, acompanhar, intervir, apoiar e principalmente acreditar. Estamos dizendo que não desistiremos de nenhum estudante.”
Centro Lemann destaca compromisso
A diretora-executiva do Centro Lemann de Liderança, Anna Penido, ressaltou que a instituição atua em mais de 40 municípios brasileiros e elogiou a definição de metas para o encerramento da atual gestão. “Quero chamar a atenção para a importância desse ato que, com muita honestidade e com ambição, estabeleceu metas para o final desta gestão. A notícia que eu quero poder dar para o país é de que Goiânia, a partir de um compromisso assumido coletivamente, transformou a educação, transformou a vida das crianças que mais precisavam e se tornou realmente um grande exemplo.”
A vice-prefeita Coronel Cláudia Lira disse que a intenção da gestão é alcançar a totalidade das metas estabelecidas no plano. “Nossos estudantes estão aprendendo a ler e a entender o mundo. Assim, garantimos que não haverá ninguém fora da escola, que a escola será inclusiva, que a capacitação dos professores será uma constante, e que tenhamos mais escolas em tempo integral”.
Avanços recentes na rede
Mabel também destacou melhorias já realizadas na educação municipal ao longo da administração. Segundo ele, a gestão iniciou o mandato com déficit de 10 mil vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), situação que, de acordo com o prefeito, já foi superada.
“Assumimos a gestão com déficit de 10 mil vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e as vagas já foram supridas. Agora, temos 376 escolas voltando às aulas, e os mais de 13 mil alunos vão descobrir que 255 dessas escolas passaram por reformas durante o período de férias. Além de melhorias na estrutura das escolas, também melhoramos as merendas e estão chegando, novos uniformes, tablets, lousas eletrônicas. Temos dado condições para que as escolas tenham condições de ensinar a criança cada vez mais cedo.”





