ClickNews
Mundo

Lula e Trump se reúnem em Washington com foco em eleições e segurança

João
7 de maio de 2026 às 10:46
Compartilhar:
Lula e Trump se reúnem em Washington com foco em eleições e segurança

 Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

Encontro oficial busca alinhar estratégias sobre o crime organizado e investimentos em minerais críticos, enquanto Lula tenta reduzir tensões políticas antes do pleito de outubro

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para Washington nesta quarta-feira (6/5) para um encontro oficial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A reunião ocorre em um momento de fragilidade política para o mandatário brasileiro, que enfrenta derrotas no Congresso — como a rejeição de sua indicação ao STF — e um cenário de empate técnico nas pesquisas eleitorais contra o senador Flávio Bolsonaro.

Relação diplomática e objetivos políticos

Este é o segundo encontro entre os líderes, que possuem trajetórias ideológicas opostas. O objetivo central de Lula é fortalecer a relação pessoal com Trump para mitigar possíveis interferências americanas nas eleições brasileiras de outubro.

  • Contexto Histórico: No encontro anterior, em 2025, houve uma flexibilização de tarifas impostas ao Brasil.

  • Divergências Recentes: Lula criticou abertamente ações militares dos EUA no Irã e a deposição de Nicolás Maduro na Venezuela.

  • Situação de Aliados: Jair Bolsonaro, aliado de Trump, cumpre prisão domiciliar após ser condenado por tentativa de golpe de Estado.

Combate ao crime organizado e segurança pública

Com a segurança pública como principal preocupação do eleitorado brasileiro, o combate ao crime organizado é prioridade na agenda.

  • Acordos Bilaterais: Em abril, os dois países firmaram um pacto para compartilhamento de dados e inspeção de contêineres visando o combate ao tráfico de armas e drogas.

  • Classificação de Grupos: O Brasil busca evitar que Washington classifique o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas, o que traria complexas implicações jurídicas e de soberania.

  • Narcoterrorismo: A abordagem alinha-se à estratégia de combate ao “narcoterrorismo” priorizada pela atual gestão de Trump.

Investimentos em terras raras

As reservas brasileiras de terras raras, as segundas maiores do mundo, atraem o interesse de empresas americanas para a produção tecnológica. O governo brasileiro, contudo, condiciona a exploração à industrialização nacional.

“Claro que o investimento estrangeiro no Brasil é bem-vindo, mas nós queremos fazer o adensamento produtivo, nós queremos fazer a industrialização no Brasil, gerando emprego de qualidade, em parceria com as nossas universidades”, afirmou o ministro da Fazenda, Dario Durigan.

(Com informações de AFP)

O que você achou desta notícia?

Sua avaliação ajuda nossa redação a entregar o melhor conteúdo.